
Olá pessoas, sendo conhecidas ou não por mim, saibam que são muito bem vindas, como o título do blog fala ao meu lar, afinal sempre acreditei que meu lar é o que penso, então irei separar este lugar para compartilhar com voçês algumas aflições ou sonhos que habitam minha casa mental.
Bom, ontem, dia 15 de janeiro de 2009, fui ao cinema ver o filme "O dia em que a Terra parou", com o ator Keanu Reves, mais uma das capitalizadas produções hollywoodianas. Porém, um fator me chamou muita atenção neste filme, o fato de mesmo sendo uma produção cinematográfica voltada para o lucro e consequentente para as massas, dela possuir um latente caratér ambientalista em seu roteiro. Fator esse que me fez observar com mais atenção o atual ambiente mundial.
Vivemos em uma era marcada pelo individualismo e pelo suposto racíonalismo, ao meu ver caracteristicas impostas a nossa cultura em decorrência do modelo econômico vigênte, o Capitalismo, que por sempre estar atráz do lucro introduz o mecanicismo em nossas vidas, ou seja, passamos a viver mecanicamente, como máquinas, sempre com horários bem definidos para tudo, assim somos gradativamente afastados de nosso habitat, a natureza, afinal nós seres humanos não passamos de animais, possivelmente racionais, mas ainda animais. Tal ruptura com nossa "casa" se reflete em consequencias extremamente prejudiciais, tais como o distânciamento de nossa essência e a falsa sensação de independência da natureza, ou seja, a ilusão que o desenvolvimento técnico científico nos trouxe de podermos consertar tudo.
Porém, estamos rotineiramente vendo que a verdade não é esta. E sim uma realidade amedontradora que possivelmente inicia a vizualização de uma realidade catastrófica, caso as medidas necessárias não sejam tomadas, caso o estilo de vida atual não mude. É como o supracitado filme demonstra o nosso futuro através de ficção científica, em que seu enredo baseia-se na chegada de um ET, representado por Keanu Reves, no Planeta Terra, com a curiosa missão de salvar a Terra, de nós seres humanos. Este filme chega em seu ápice, em minha opinião, quando o ser extra terrestre questiona a racionalidade dos seres humanos, fazendo a seguinte afirmação: - "É pura questão de racionalidade. Se os homens viverem a Terra acabará e o humanos morreram, mas se os homens morrerem a Terra se salva. Afinal, não podemos deixar as milhares de outras espécies perecerem por causa de somente uma, a humana."
Em minha humilde opinião, eu creio que mesmo sendo ficção ou não, determinados acontecimentos ocorreram para mudar nossa era, transformar o nosso estilo de vida, o nosso modo de pensar, os nossos valores e toda nossa forma de ver o belo. Infelizmente, pela historia podemos perceber que os seres humanos só aprendem à beira do abismo, casos como a crise de 1929 que ocorreu em virtude da queda da bolsa de Daw Jones, transformando de forma decisiva no ambiente sócio econômico e consequentemente na forma de pensar. Então hoje em dia nos deparamos com mais um episódio de uma grave crise econômica, desta vez provocada pela crise do setor imobiliário norte americano, o que repercurtiu em todos os setores da economial mundial, ocasionando um fluxo globalizado de demissões em massa de grandes companhias que decretarão falência, unido ao início da disseminação da consciência ambiental por meio das artes e dos veículos de comunicação em massa, incito em pensarem em semelhança, em conscidência, com a década de 29.
Honestamente, penso que mudanças não ocorrem da noite para dia, que a cultura capitalista ainda está muito enraizada em nosso estilo de vida, ressaltando que sou a favor do desenvolvimento tecnico científico, entretanto renunciando as ciências com aplicações destrutivas, mas vejo e acredito no início de uma transformação no modo de pensar atual, afinal como vimos vivemos numa era de fatos super semelhantes com a babilônia de 1929.
Também acredito em seleção natural, teoria criada pelo cientista Charles Darwin, que defende que em um determinado ecossistema só os mais aptos, os que forem mais adapitáveis ao novo modelo de vida sobreviverão.
Então, mesmo que seja por controle natural da sociedade, por meio catastrofes naturais, sempre se basendo nos ensinamentos de física de ação e reação, ou por meio de alguma espécie de seleção alienígena, fato é que estamos caminhando para uma nova era, e só alguns vão restar, será que estamos entre eles?
Aloha!

Olá meu irmão!Hoje foi a primeira vez que eu entrei no teu blog, e claro, ja sabia que minha reação não seria outra!
ResponderExcluirTalvez tenhamos demorado um pouco para entendermos o que de fto nos unia, mas hj somos lucidos a respeito disso, o que nos une são nosso sonhos e idéias!
És minha parte livre!
Amei a postagem, amei a colocação das palavras e o que mais gostei foi o nome "MEU LAR" e a descrição do nome.
Que mais idéias nos sucumbam!
Passa la no meu!
TE AMO
oi meu amigo! =*
ResponderExcluirteu blog tá excelente!